O cuidado que promove a cicatrização das feridas é composto por:
- Limpeza. É essencial para manter as feridas limpas e prevenir a infecção. Uma lesão no primeiro estágio pode ser lavada suavemente com água e sabão neutro, mas as úlceras abertas limpa-se com uma solução de água salgada (solução salina), toda vez que você muda o curativo.
- Desinfecção – os produtos para desinfetar tais como o beta dine (à base de iodo), ácido acético e hidrogênio peróxido, etc., podem ter um efeito tóxico e irritar a úlcera. Melhor utilizar uma solução salina ou ringer lactato que promovem a proliferação de células, então a reparação da úlcera. Em caso de infecção (como o pé diabético(, você pode usar antissépticos ou antibióticos tópicos.
- Curativo. Uma bandagem promove a cura e mantém a ferida úmida, criando uma barreira contra a infecção e deixa a pele circundante seca. Vários curativos estão disponíveis, incluindo: Filme transparente, se a lesão não produz exsudado (líquido inflamatório), mas pode piorar devido ao atrito ou a utilização de esparadrapos, Curativos de hidro fibra, alginatos e prata para feridas infectadas ou com alto risco de infecção. Os alginatos podem absorver uma quantidade de líquido entre 10 e 20 vezes o peso deles. Este tipo de curativo é feito mesmo se o paciente toma antibióticos orais. Gaze de medicação para feridas com exsudado, Gel ou hidro gel, tem um efeito hidratante e é útil se a ferida é seca e dolorida, Espuma de poliuretano (cria um ambiente úmido e evita a perda de calor). É usada para úlceras com exsudato e doloridas.
Os curativos se adaptam à ferida e não permanecem levantados.
As úlceras perianais devem ser verificadas várias vezes ao dia, porque há um alto risco de infecção.
As úlceras perianais devem ser verificadas várias vezes ao dia, porque há um alto risco de infecção.
Comentários
Postar um comentário